Em 22 de agosto de 2024, durante as Operações “Impacto” e “São Paulo Sem Fogo”, uma equipe do Policiamento Ambiental flagrou um caso de maus tratos a animais na área urbana de Fernandópolis. A ocorrência envolveu o abandono de cães em uma residência desabitada, após a moradora ter se mudado do local.
No endereço, foi encontrada uma casa vazia, e durante a inspeção de um terreno próximo, a equipe localizou um contêiner abandonado com três filhotes de cães de pelagem escura já sem vida em seu interior. Além disso, outro filhote, também de pelagem escura, foi encontrado morto nas proximidades do contêiner.
Após averiguações, os policiais localizaram a tutora de duas cadelas adultas prenhas que estavam sempre mantidas no quintal da residência. Ao se mudar, a moradora abandonou os animais à própria sorte, deixando-os na rua. Uma das cadelas deu à luz a oito filhotes, dos quais quatro não resistiram e morreram.
Uma médica veterinária foi acionada para avaliar a situação e constatou que a cadela recém-parida, de cor caramelo, estava em um estado crítico, apresentando desidratação severa, diarreia escurecida e sanguinolenta, fraqueza muscular e magreza extrema, com ossos visivelmente aparentes. A cadela, devido à desnutrição e desidratação, não conseguia produzir leite para amamentar os filhotes e mal conseguia se levantar ou andar.
Os quatro filhotes sobreviventes estavam fracos e necessitarão de alimentação através de mamadeira com sucedâneo de leite específico para cães. Os animais resgatados com vida foram encaminhados para uma propriedade rural no município de Meridiano/SP, onde receberão cuidados veterinários adequados. Os filhotes mortos foram enterrados no local.
Diante da situação de maus tratos evidente, envolvendo 10 cães no total, sendo seis em estado de fraqueza e abandono e quatro que morreram em consequência dessas condições, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental. A multa aplicada foi de R$ 42.000,00, fundamentada no artigo 29 da Resolução SIMA 05/21, por prática de maus tratos a animais domésticos.
O ato de abandono e maus tratos é tipificado como crime ambiental, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e as autoridades darão continuidade às investigações para responsabilizar os envolvidos.
Por: Comunicação Social PMA-SP
Mín. 14° Máx. 34°