Um novo abalo sísmico de magnitude 3,4 foi registrado na manhã desta segunda-feira (5) entre as cidades de Pirajuba e Frutal, no Triângulo Mineiro. A informação foi confirmada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
É o quarto abalo sísmico sentido por moradores da região em 2024, sendo que o maior deles ocorreu em junho e o último, no fim de julho. Frutal já teve mais de 30 tremores, de menor escala, portanto não sentidos pela população, em 2024.
Segundo a Defesa Civil, não houve chamados relacionados ao tremor desta segunda e nem danos estruturais a prédios.
Segundo o sismólogo e chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Giuliano Sant’Anna Marotta, os tremores ocorrem devido a posição de Frutal na placa tectônica sulamericana. "As placas vizinhas interagem com a placa sulamericana de tal forma que geram movimentos entre elas. Em resumo, os movimentos são causados por forças aplicadas e a placa sulamericana está em constante esforço."
Conforme ele, existem no Brasil regiões de fraquezas. São regiões onde existem muitas falhas e fraturas. "Quando temos concentrações de esforços muito grandes, temos uma ação relacionada as áreas de fraquezas. Então, essa ação é traduzida em um tremor."
Mín. 14° Máx. 34°