85% das ocorrências de incêndios registradas em Jales e região, com chamados ao Corpo de Bombeiros, são de queimadas em vegetações e terrenos baldios. O número é alto, e o alerta é ainda mais importante neste período do ano. São mais de 80 dias sem chuvas em Jales, e a previsão não sinaliza dias chuvosos nas próximas semanas.
O FocoNews conversou com o responsável pelo Corpo de Bombeiros de Jales, Sargento Nones, que também é Coordenador Regional Adjunto de Proteção e Defesa Civil. Na oportunidade, Nones confirmou que o pico do registro destas ocorrências é de de abril a setembro: "São seis meses do ano com umidade relativa baixa. Tempo seco, alguns anos também chove mais, mas em média 85% das ocorrências de incêndio estão relacionadas a vegetação e terrenos baldios nesta época do ano!", disse.
Além de toda questão que envolve o meio ambiente, as queimadas também podem ser prejudiciais e trazer problemas respiratórios aos humanos. Também existe um risco alto de acidentes nas rodovias, por exemplo, onde as fumaças podem prejudicar a visão dos motoristas.
O Sargento reforçou o pedido para que a população não coloque fogo em vegetações, já que por um descuido a situação pode fugir de controle: "Evitar descuidos, que seja uma queimada mínima em um terreno. Não coloque, pois você pode perder o controle!", reforçou.