A secretária municipal de saúde de Jales, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, confirmou na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, durante entrevista ao 'Jornal do Povo', das rádios Assunção e Regional FM, que o sorotipo 3 da dengue está em circulação em Jales.
O mosquito Aedes aegypti transmite 4 sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que apresentam distintos materiais genéticos e linhagens. As pessoas que já tiveram dengue por um sorotipo em anos anteriores e apresentam um novo quadro de dengue por outro sorotipo têm um risco maior de evolução para a forma grave da doença.
De acordo com Nilva, Jales teve um registro alto de casos de dengue no mês de maio. "Dengue preocupa e houve a introdução do novo sorotipo, que é o sorotipo 3. Foi feito o exame de isolamento viral e detectado que em Jales também está circulando. Esperávamos menos casos, mas são muitos registros!", disse. A secretária pediu atenção para este momento delicado.
A confirmação veio através de exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz, e os cuidados precisam ser redobrados para o combate ao mosquito Aedes aegypti.