Hoje temos muitos médicos que trabalham como plantonista e frequentemente recebemos perguntas se o CNPJ para médico plantonista vale a pena.
Na grande maioria dos casos, os hospitais preferem trabalhar com médicos que possuem CNPJ aberto, ou seja, com médicos que prestam serviço sem vínculo empregatício. Isso porque os hospitais conseguem uma boa economia de encargos trabalhistas, como FGTS por exemplo.
Para muitos médicos que fazem a prestação de serviços fora do regime CLT, o CNPJ para médico plantonista, pode ser uma solução muito interessante na redução de impostos.
Então vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o CNPJ para médico plantonista. E preparamos um guia de tudo que você precisa saber para abrir seu CNPJ.
Qual o trabalho de médico plantonista?
O médico plantonista é um profissional que trabalha no atendimento a pacientes por um período estendido, com uma média de 12 horas consecutivas. É contratado neste formato e atendendo conforme a escala de plantões que forem surgindo, ou até mesmo plantões avulsos, de uma forma mais esporádica.
E as responsabilidades deste médico plantonista incluem:
Atender as emergências: Fazer o atendimento dos pacientes que chegam nas unidades de emergência de hospitais e prontos socorros, onde requerem atenção imediata;
Diagnósticos: Fazer o diagnóstico do paciente, realizando pedidos de exames, medicações e tratamentos para a melhora do quadro;
Monitorar os pacientes: Verificar a evolução do paciente durante este plantão e se os medicamentos estão surtindo os efeitos necessários;
Tomar decisão rápida: Nas situações de emergência, o médico deve tomar decisões rápidas e precisas para salvar a vida dos pacientes;
Registro e documentações: O médico plantonista deve fazer todo o registro desde a entrada do paciente e com informações relevantes para ter uma transição para outro profissional com todas as informações corretas.
Os médicos plantonistas são imprescindíveis no cuidado contínuo, onde qualquer pessoa pode ter acesso imediato a atendimento de saúde, seja de dia ou a noite, e principalmente em casos de emergência.
Deste modo, esses profissionais são fundamentais em hospitais e prontos socorros 24 horas por dia.
CNPJ para plantonista – vale a pena?
Vamos direto ao ponto, e posso afirmar que SIM. É muito vantajoso abrir CNPJ para Médico Plantonista, por diversos motivos, mas por um em especial “economia de impostos”. Então vamos ver abaixo algumas das vantagens:
Redução de impostos: Essa sem dúvida é a primeira grande vantagem de trabalhar como PJ plantonista. A diferença de carga tributária trabalhando como pessoa física e pessoa jurídica é bem onerosa. Pagando imposto de renda como pessoa física, a tributação chega em até 27,5%. Uma alíquota que um médico plantonista pode chegar facilmente devido ao faturamento.
TABELA IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2023
Aumento de faturamento: o médico pode fazer sua própria escala de trabalho. Com isso, trabalhando em outros lacais e aumentando seu faturamento.
Oportunidades de negócios: Quando você abrir um CNPJ, assim como já comentamos acima, você poderá emitir nota fiscais para as empresas que você prestar serviço. Hoje empresas preferem trabalhar com médicos PJ, devido a carga tributária para os tomadores de serviço ser bem menor.
Vocês podem ver acima, que médico plantonista trabalhando como pessoa física, o imposto pago fica muito oneroso, sendo que poderia estar pagando apenas 6% no regime do Simples Nacional.
Quer saber mais sobre como abrir seu CNPJ e pagar menos impostos? Conte com nosso time de especialistas da Lungattosilva Contabilidade para Médicos.
Como abrir CNPJ para médico plantonista
1. Contratar um contador
Antes de todo o processo de abertura, precisa contratar uma contabilidade especializada na área da saúde.
O Contador especialista nesta área vai ajudar na abertura e todos os processos de legalização, e ainda fazer você médico plantonista a pagar menos impostos
2. Tenha toda a documentação necessária para abertura
A contabilidade especializada vai pedir para você separar toda a documentação necessária para abertura do seu CNPJ:
• RG e CPF
• Registro do CRM - Conselho Regional de Medicina
• Comprovante de residência atualizado
• Capa do carnê de IPTU (onde consta as metragens) de onde vai residir a empresa
Agora se você não tem um consultório ou não terá um endereço comercial para abrir sua PJ médica, os médicos plantonista podem fazer a abertura do CNPJ no seu próprio endereço residencial.
3. Aguardar a abertura pela contabilidade
Agora é esperar alguns dias para que o nosso time de especialistas faça a abertura da sua PJ médica nos órgãos abaixo:
• Junta Comercial
• Abertura CNPJ
• Abertura da Inscrição Municipal
• Liberação do alvará de funcionamento
• Registro da PJ no CRM – Conselho Regional de Medicina
Depois de tudo pronto, é só começar a emitir suas notas fiscais e aproveitar os benefícios e mais oportunidades de trabalho.
Quer saber mais como abrir seu CNPJ para médico plantonista? Clique abaixo e entre em contato com nosso time de especialistas.
Serviço • O escritório Lungattosilva pode te ajudar!
Converse com os Contadores Consultores responsáveis pelo escritório:
Telefone / Whatsapp: (17) 3621-8100 (clique aqui para entrar em contato) | Participe do grupo do Lungattosilva no Telegram e receba conteúdos exclusivos. Clique aqui para acessar.
E-mail: [email protected]
Site: https://www.lungattosilva.com.br/
Endereço: Rua Cinco, nº 2447, Sala 2 - Centro, Jales/SP