Assim que um psicólogo se forma e já de início começa a atuar, ele tem a opção de trabalhar como profissional liberal ou fazer abertura de CNPJ para psicólogo.
Para isso, é preciso fazer um planejamento para verificar qual a melhor possibilidade. Essa avaliação é muito importante para definirmos uma gestão mais eficiente, profissional e o menor custo em impostos.
E partindo deste princípio, nós da Lungattosilva vamos te mostrar o melhor caminho para você seguir.
Porque devo abrir um CNPJ para psicólogo?
Todas as pessoas precisam declarar seus rendimentos e pagar seus impostos, inclusive o psicólogo.
Todas as pessoas que faturam acima de R$ 2.640,00 precisam declarar mensalmente através do programa do Carnê Leão da Receita Federal e recolher o seu imposto de renda que pode chegar até 27,5% mais o INSS de até 20%.
Ignorando esta obrigação você está correndo um risco enorme com a Receita Federal caindo na malha fina, trazendo prejuízos e impedimentos, fora o tempo e dinheiro que será gasto.
Agora colocando tudo isso no papel, você como psicólogo pode estar lucrando menos enquanto poderia ter um CNPJ. Sem contar as possibilidades de crescimento.
Possibilidades em linhas de crédito muito melhores com bancos para financiar sua atividade. E ainda muito mais credibilidade com seus clientes que se sentem mais seguros, sabendo que terão mais garantias dos serviços prestados.
Quais os procedimentos pra abrir um CNPJ para psicólogo?
Agora você já sabe que para economizar e ter mais lucros o CNPJ é o melhor caminho, vamos aos procedimentos para abertura de CNPJ para psicólogo.
Primeiro, o psicólogo pode ser MEI? Já vamos começar respondendo esta pergunta.
Não, o psicólogo está na lista de atividades não permitidas para o Microempreendedor Individual (MEI). Isso porque, o psicólogo é uma profissão regulamentada por conselho de classe, que precisa ser registrada no Conselho Regional de Psicologia (CRP)
E fora isso, tem seu faturamento limitado, podendo faturar somente até 81 mil no ano e podendo ter somente 1 funcionário.
1 - Escolha o melhor regime de tributação para sua clínica.
Simples Nacional: Esse modelo você pagará seus impostos unificado em uma única guia chamada DAS e com sua alíquota iniciando em 6%, isso adotando uma estratégia tributária correta.
Lucro Presumido: Regime que tem alíquotas que varia de 13,33% a 16,33%
Lucro Real: Regime obrigatório para empresa que faturam mais de 78 milhões por ano, usado normalmente para grandes empresas.
Uma empresa pode mudar de regime tributário, dependendo do seu faturamento e de acordo com uma estratégia tributária correta para o pagamento de menos impostos.
2 - Escolha o Regime Societário
Há 3 opções para fazer a abertura do CNPJ para psicólogo.
Empresário Individual (EI): Abertura feita em nome do empresário, onde não pode ter sócios e os bens da pessoa física respondem com os da pessoa jurídica
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Pode ser usada também com pessoas que não vão possuir sócios e neste caso, os bens da pessoa física não respondem na pessoa jurídica
Sociedade Limitada (LTDA): Esta opção que é a mais comum, é pra quem possui sócios na empresa e também os bens da pessoa física não respondem com a pessoa jurídica.
3 - Escolha da atividade
E para abertura de CNPJ pra psicólogo é necessário escolher a atividade econômica certa.
No caso de atividade para psicólogo e psicanálise, a atividade correta é 8650-0/03 (Atividades de Psicologia e Psicanálise e atividades complementares
4 - Documentos pra abertura
E para finalizar, o profissional precisa juntar todos os documentos abaixo para abertura, mas primeiramente precisa estar registrado no Conselho Federal de Psicologia (CFP) que fiscaliza suas atividades.
Vamos fazer primeiramente o processo na Junta Comercial e Receita Federal. E depois de tudo pronto, por último fica a abertura de Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.
Para todo esse processo precisamos dos seguintes documentos:
· Cópia do comprovante de endereço
· RG, CPF ou CNH
· Cópia do carnê de IPTU de onde a empresa vai ficar estabelecida
· Cópia do registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Esses são os passos para abertura de CNPJ para psicólogo, mas não se preocupe que a Lungattosilva tem uma equipe especializada para te auxiliar em todos esses passos.
Vale a pena abrir um CNPJ para Psicólogo?
Será que vale a pena abrir um CNPJ para Psicólogo? Se você pretende crescer, aumentar seu faturamento e ter lucros com a atividade a resposta para pergunta é: SIM, não tenha dúvidas, porque com o CNPJ ativo você pagará menos impostos do que ficar na pessoa física, fora as oportunidades que aparecem para você tendo o CNPJ.
E aí, gostou das dicas que nosso time mostrou? Então clique no botão abaixo e fale com um especialista que vai tirar todos as suas dúvidas.
Serviço • O escritório Lungattosilva pode te ajudar!
Converse com os Contadores Consultores responsáveis pelo escritório:
Telefone / Whatsapp: (17) 3621-8100 (clique aqui para entrar em contato) | Participe do grupo do Lungattosilva no Telegram e receba conteúdos exclusivos. Clique aqui para acessar.
E-mail: [email protected]
Site: https://www.lungattosilva.com.br/
Endereço: Rua Cinco, nº 2447, Sala 2 - Centro, Jales/SP