Que os cães devem ser vacinados, todos sabem, porém quais vacinas e quando devem ser aplicadas ainda deixa uma “pulga atrás da orelha” de muitos tutores. Então, como o óbvio deve ser dito e vale a pena ser lembrado, vamos às vacinas dos cães!
Temos disponíveis no mercado pet para os cães a vacina de virose, as famosas V10 e V8, sendo a diferença entre elas a quantidade e as doenças que elas protegem, a maioria delas contém: Cinomose, Parvovirose, Hepatite infecciosa canina, Parainfluenza, Adenovirose respiratória, Coronavirose e cepas de Leptospirose, indicada a partir de 6 semanas de vida em 3 doses com intervalo de 21 dias entre elas e reforço anual. Além da vacina antirrábica (contra raiva), que é de extrema importância já que é uma zoonose e não tem cura, indicada a partir de 12 semanas de dose única e com reforço anual.
Também vacina contra gripe que possui três apresentações diferentes (oral, injetável e intranasal), que protege contra o vírus da Bordetella, todas podem ser aplicadas após 8 semanas de vida e deve ser revacinada anualmente. Vacina contra giárdia, também considerada uma zoonose pois o protozoário pode parasitar intestinos dos seres humanos, a partir das 9 semanas de vida são recomendadas 2 doses com intervalos de 21 dias e reforço anual.
Existe também no mercado a vacina puppy (contra parvovirose e cinomose) indicada para filhotes com apenas 4 semanas de vida, onde há necessidade de proteger estes filhotes devido ao alto risco de estresse (animais de exposição, venda em lojas, desmame precoce), raças sensíveis, ou animais criados em locais onde já ocorreram casos de cinomose e parvovirose.
Há também a vacina contra leishmaniose que deve ser aplicada com 4 meses de vida em 3 doses com intervalo de 21 dias entre ela, porém ela só pode ser aplicada após resultado negativo do teste de Leishmaniose.
O protocolo vacinal mais utilizados por nós veterinários é:
Quando filhote:
3 doses de vacina de virose com intervalo de 21-30 dias entre elas;
1 dose de vacina de raiva;
1 dose de vacina de gripe nasal ou 2 duas doses injetável e
2 doses de vacina contra giárdia.
Quando adultos (reforço anual):
1 dose de virose,
1 dose de raiva,
1 dose de giárdia e
1 dose de gripe.
Vale lembrar que investir em vacinas é investir na saúde do seu pet. Leve a carteirinha de vacinação de seu pet, procure sempre um produto de qualidade e um médico veterinário para aplicar as vacinas e examinar seu pet antes de cada dose! Seu cão é único e merece todo o amor e dedicação.
#ColunaMundoAnimal • Renata Fiorilli é médica veterinária, especializada em odontologia equina e escreve no FocoNews sobre o Mundo Animal e os cuidados necessários para os pets.
Atendimentos disponíveis na ServVet - Clínica Veterinária. Av. Francisco Jalles, nº 1.500 - Centro. Fone/Whats: (17) 99638-0047