A presença de jacarés tem movimentado a região noroeste paulista nos últimos dias. Três répteis foram capturados em áreas urbanas, um deles na manhã de sexta-feira, 29 de novembro, na varanda de uma casa no Centro de Castilho.
A moradora, surpreendida ao abrir a porta, encontrou o jacaré, que apresentava comportamento agressivo e chegou a avançar contra ela. Assustada, subiu em uma cadeira e gritou por ajuda, atraindo a atenção de vizinhos que acionaram os bombeiros. O animal, um jacaré-do-papo-amarelo com aproximadamente 1,30 metro, foi capturado e devolvido a uma área de mata alagada próxima ao Rio Paraná.
Outros dois jacarés também foram resgatados em Jales durante a semana: um encontrado em uma rua do bairro Vila Santa Izabel e outro em uma chácara no bairro Pires de Andrade. Ambos foram capturados com segurança pelos bombeiros e soltos em áreas preservadas. As autoridades reforçam a importância de acionar os serviços de emergência em caso de avistamento desses animais, evitando riscos à população e preservando a fauna local.