A Polícia Ambiental de Penápolis (SP) aplicou multa de R$ 507 mil ao dono de uma propriedade rural onde mais de uma centena de bois mortos e em estado de desnutrição foram encontrados, no dia 12 de novembro, em Avanhandava (SP).
O proprietário deve responder ainda por infração ao artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê pena de detenção de três meses a um ano por maus-tratos, podendo ser aumentada em até um terço no caso de morte do animal.
O caso de maus-tratos foi descoberto pela Polícia Ambiental de Penápolis após receber denúncia, no dia 12 de novembro. Na fazenda em Avanhandava, eles encontraram grande quantidade de bois sem alimentação e água. Alguns estavam mortos, em estado de decomposição.
Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses de Penápolis que foram ao local constataram a morte de 29 bovinos, incluindo 5 que agonizaram e morreram durante a fiscalização.
Outros 111 bois estavam em condições críticas de desnutrição e abandono, de acordo com a Polícia Ambiental. Os animais foram apreendidos e estão depositados sob responsabilidade do próprio dono da fazenda.
O caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Avanhandava e pela Defesa Agropecuária.